Marcelo Campos - Maestro

Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, e responsável pela direção musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o Mestrado em Música, pela UFRJ, na área de Práticas Interpretativas em Regência, e o Bacharelado em Regência pela mesma universidade.
Estudou com os maestros André Cardoso, Roberto Duarte, Roberto Tibiriça, tendo se aperfeiçoado com Guilherme Scarabino, Jerry Junkin, Robert Raynolds e Kevin Sedatole, bem como participou de cursos com o maestro Kurt Masur no Brasil.

É doutorando pela UNIRIO, em Práticas Interpretativas. É consultor pedagógico dos Painéis Funarte de Bandas de Música e é diretor artístico do Festival Internacional de Música do Pará, em sua Fase I "Música das Américas" e Fase II, orquestral. É colaborador do Projeto Banda Larga, para capacitação de regentes e músicos de bandas do Estado do Rio de Janeiro. Participa anualmente da Midwest Clinic Conference, em Chicago/ILL, EUA.

Faz parte do Conselho Diretor da WASBE. Como professor de regência e palestrante ministrou cursos em Florianópolis/SC, Porto Velho/RO, Goiania/GO, Bananeiras/PB, João Pessoa/PB, Mariana/MG, Ponta de Pedras/PA, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Bragança/PA, Vigia/PA, Aracaju/SE, Guaíba/RS.

Como regente convidado e palestrante, colaborou com diversas orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas no Brasil, America Latina, Europa e Estados Unidos. Dentre os grupos destacam-se a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica, Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, Orquestra Sinfônica da Universidade de Wisconsin-Superior, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Coruña (Espanha), Orquestra de Sopros de Caxias do Sul, Banda Sinfônica do Conservatório de Tenerife (Ilhas Canarias), Banda Sinfônica da Provincia de Córdoba (Argentina), Banda Sinfônica Municipal de Manizales (Colômbia), Banda Sinfônica de San José (Costa Rica), Camerata Antiqua de Curitiba, entre outros grupos.

Em 2003 foi premiado no concurso Jovens Regentes e atuou a frente da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Atuou como regente e arranjador ao lado de Ivan Lins, Gilverto Gil, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, Dale Underwood, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Tetê Espíndola, Paulo Moura, Lô Borges, Grupo Boca Livre, Altamiro Carrilho, Quinteto Villa-Lobos, Quinteto Pampa Brass, Quinteto Molto Libero, entre outros.

Foi diretor artístico da Fundação CSN por 12 anos (1996/2007), período em que atuou com a Banda Sinfônica da CSN, Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN além do desenvolvimento dos projetos Garoto Cidadão e CSN in Concert. No início de sua carreira, atuou como maestro da Banda Municipal de Rio Claro/RJ.

Foi diretor artístico e regente da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (2003/2010), tendo criado na cidade a Orquestra Sinfônica e Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, e apoiado o projeto Canarinhos do Itapety. Como artista convidado da Yamaha, atuou como professor, regente e palestrante em países da America latina, fazendo parte da comissão artística da Orquesta Latinoamericana de Vientos (OLV).

Atua sistematicamente na encomenda de obras novas e arranjos para bandas sinfônicas e orquestras. Desde 2009 colabora com a editora colombiana Scoremusical, através do selo Danza Music Latinoamerica, que surgiu para valorizar e difundir o repertório para banda produzido pelos compositores latino-americanos.

Desenvolve atualmente o projeto de edição de partituras "Catálogo ABM de Obras Brasileiras para Banda Sinfônica", para a Academia Brasileira de Música e em colaboração com importantes compositores brasileiros, tais como Edmundo Villani-Cortes, Ernani Aguiar, Sérgio Di Sabbato, Rafael Bezerra, Murilo Santos, Hudson Nogueira, João Guilherme Ripper, Edson Beltrami, Ricardo Silva, Dimitri Cervo, entre outros.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis