Horácio Ferreira - Clarinete

Um dos mais aclamados clarinetistas da sua geração e "Rising Star" da Organização de Salas de Concertos da Europa, Horácio Ferreira tocou nas mais prestigiadas salas de espetáculos, destacando-se a Concertgebouw de Amsterdão, o Barbican em Londres, o Musikverein de Viena, a Philharmonie de Paris ou a nova Elbphilharmonie de Hamburgo.

Jovem Músico do ano 2014 e primeiro clarinetista a vencer o nível médio e superior do Prémio Jovens Músicos, Horácio Ferreira também venceu prémios no "Concours Debussy" em Paris, no prestigiado "Prague Spring Competition" em Praga, no Concurso de Interpretação do Estoril e foi vencedor do Concurso Internacional de Clarinete "J. Pakalnis" em Vilnius, do concurso "La Salette" e do Prémio Novos Talentos "Ageas". Recebeu a medalha de mérito do Município de Santa Comba Dão e o prémio revelação da revista "Anim'Art".

Horácio Ferreira é natural de Pinheiro de Ázere e iniciou o seu percurso musical na Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense.

Diplomado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo na classe de António Saiote, foi bolseiro da Fundação Gulbenkian na Escuela Superior de Musica Reina Sofia em Madrid onde estudou com Michel Arrignon e em Paris com Nicolas Baldeyrou.

Como solista apresentou-se com inúmeras orquestras tais como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Filarmónica Checa, Orquestra de Câmara de Colónia, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Estatal de Atenas, Banda Sinfónica Portuguesa, Filarmonia das Beiras, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Banda Sinfónica de Tenerife, entre outras.

Horácio Ferreira toca com boquilha Vandoren "BD5" e palhetas Vandoren V12.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis