JOSÉ PEDRO FIGUEIREDO - Professor da Universidade de Aveiro

José Pedro Figueiredo, natural de Loureiro - Oliveira de Azeméis, iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música da sua terra natal. Estudou trombone na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e aos 18 anos inicia os seus estudos em fagote na ARTAVE, na classe do Prof. Hughes Kesteman, com quem termina a licenciatura na ESMAE. Frequentou masterclasses de fagote com Michael Dicker, Carolino Carreira, Arlindo Santos, Robert Glassburner, Pierre Olivier Martens, Jesse Read e Sérgio Azzolini. Estudou direção de orquestra com Robert Houlihan e António Saiote, tendo frequentado cursos com Denise Ham, Rudolfo Samglibeni, Vasco Pearce Azevedo e George Hurst.

Leciona fagote na Universidade de Aveiro e no Conservatório de Música de Coimbra, onde é também maestro das Orquestras Clássica e de Sopros. É maestro da Banda Musical de Pinheiro de Ázere. Colabora com a Sinfonieta de Ponta Delgada e é convidado a orientar cursos de fagote e de direção de banda por todo o país.

Colaborou com a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Braga e, entre 2001 e 2005, foi 1.º Fagote da Orquestra Clássica do Centro, tendo sido dirigido por vários maestros dos quais se destacam Ernst Schelle, Florin Totan, Homri Adari, Robert Houlihan, Jean Sébastian Béreau, António Saiote, entre outros.

Na sua atividade como maestro, dirigiu a Banda de Música de Loureiro, a Orquestra de Sopros de Ourém, o Estágio Verão Amizade, a Orquestra de Sopros do Conservatório de Águeda, a Orquestra de Câmara de Coimbra, o Estágio de Orquestra de Sopros de Góis, o Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, entre outros.

Lecionou na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Escola Banda de Música de Loureiro, Escola Profissional de Música de Espinho, ARTAVE e na Escola Profissional de Mirandela.

Em Julho de 2011, a Câmara Municipal de Ourém atribuiu-lhe o "Prémio de Mérito Técnico" pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra de Sopros de Ourém.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis