Concerto de laureados encerrou o maior concurso de sopros do país

A 13ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette", o maior do género realizado em Portugal, encerrou em Oliveira de Azeméis com o habitual concerto de laureados e foi caraterizado, mais uma vez, pela qualidade dos concorrentes.
No encerramento do evento, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, considerou o concurso a melhor forma de "reconhecermos o trabalho que se faz na formação musical no concelho". Satisfeito por mais um sucesso, o autarca disse existir razões para se fazer um balanço muito positivo, destacando a importância que a cultura musical representa para o município, bem expressa na criação do concurso em 2006.

Além do autarca, a vereadora da cultura, Ana de Jesus, destacou o valor e a coragem dos patrocinadores em apoiarem o evento não tendo deixado de reclamar um maior apoio à cultura que se reflita no aproveitamento de jovens talentos.

O presidente da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Eduardo Pereira, elogiou a qualidade e a competência do júri e recordou o desafio de parceria lançado pela autarquia sublinhando que o mesmo se enquadra nos objetivos da instituição.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" decorreu no início deste mês com a participação de quase três centenas e meia de músicos, na maioria portugueses. Do estrangeiro, o concurso registou a presença de músicos da Rússia, Espanha, Itália e Reino Unido.

O número de vagas por instrumento e por idade, uma das novidades da edição deste ano, foram totalmente preenchidas. De fora do concurso ficaram 35 candidatos.

Em 2006, no ano em que foi criado, o concurso de instrumentos de sopros registou a participação de 92 músicos nacionais, um número que quadruplicou em 2018.

Durante a cerimónia de entrega de galardões aos vencedores, que decorreu no cineteatro Caracas, foi ainda atribuído o prémio Dª Maria Aldina Fernandes Valente, no valor de 1 500 euros, com que foram distinguidos os dois músicos mais velhos que arrecadaram o primeiro prémio nas categorias de metais e madeiras.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros Terras de La Salette é promovido anualmente pela Câmara de Oliveira de Azeméis. A edição deste ano teve como entidade organizadora a Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

 

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis