Nuno Costa - Bombardino

Natural de Santiago de Riba-Úl, Nuno Costa, inicia os seus estudos na banda filarmónica da sua terra natal. Ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho, tendo concluído o Curso de Prática Orquestral, variante Tuba, na classe dos professores Ilídio Massacote e Avelino Ramos no ano 2000. Durante esta sua formação trabalha música de câmara com Abel Pereira e Hugo Assunção. Ingressa na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo [ESMAE] do Instituto Politécnico do Porto [IPP] nesse mesmo ano, tendo sido aluno dos professores Jacomo Bairos, Christopher Lee, Eduardo Noguerolez, Filipe Queirós e Sérgio Carolino. Participa frequentemente em Masterclasses, Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento. Destaca-se a participação em cursos com instrumentistas de renome internacional, nomeadamente, Philippe Legris, Ilídio Massacote, Oystein Baadsvik, Gene Pokorny, Sérgio Carolino, Steven Mead, Matt Tropman, Eduardo Nogueroles Bermudez, Roger Bobo, Robert Tucci, Michael Lind ou Roland Szentpali. Ao longo da sua formação, integra também vários estágios de orquestra, tais como, Sinfonieta da ESMAE. Participou ao longo de sete anos consecutivos no Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, sob orientação de diversos maestros, entre os quais, Robert Forés Asensi, António Saiote e Claude Kesmaecker. Paralelamente desenvolve um gosto pessoal pela Direcção Orquestral, frequentando cursos de direcção de orquestra promovidos por Robert Houlihan, Major Jacinto Montezo e António Saiote.

Colaborou ainda com várias formações orquestrais, particularmente, orquestra REMIX Ensemble, Orquestra APROARTE, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira e Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda.

É membro fundador da Banda Sinfónica Portuguesa, com direcção artística de Francisco Ferreira. Em todas estas formações trabalhou sob a direcção de vários Maestros, entre os quais, Ernest Schelke, Omni Adari, António Saiote, Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Francisco Ferreira, Jan Cober, Douglas Bostok, Paulo Martins, Robert Forés Asensi, Claude Kesmaecker, Kevin Wauldron, Marcel van Bree, José Pascual Vilaplana, Luis Carvalho, Pedro Neves e Eugene Corporon.

Participou em diversos concursos nacionais e internacionais integrando várias formações premiadas, tais como, Banda Sinfónica Portuguesa [2011 – 1º prémio do 60.º Concurso Mundial de Música em Kerkrade; 2008 – 1º Premio do II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia na Catalunha], Banda Filarmónica de Amares [2007 – 1º Premio do Concurso La Bachetta d’Oro; 2006 – 2º prémio do Concurso VII Trofeo Internacional de Bandas Musicales], Banda Filarmónica do Troviscal [2004 – 1º Premio do Concurso Purmerade].

Orientou a Masterclass de Eufónio no Conservatório Profissional de Música de Vigo em 2018, Masterclass de Tuba e Eufónio no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 2013, a classe de Eufónio no Sinfomusicata-Brassfest em 2012 e classe de Eufónio no I estágio da Orquestra de Sopros Sá de Miranda [Amares] em 2008.

Tendo já leccionado as disciplinas de Tuba e Música de Câmara na Academia de Música do Coral de Fornos, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca e na Escola Profissional de Artes da Covilhã - EPABI, leciona atualmente as mesmas no Conservatório de Música de Coimbra.

É Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis