Na carreira artística de Victor Pereira destacam-se os 23 anos como solista do Remix Ensemble da Casa da Música. Gravou mais de duas dezenas de discos dedicados à música contemporânea, entre os quais “Concerto” com o Remix Ensemble; “Mo(vi)mentos” com obras para clarinete solo de compositores portugueses; “Metal” do duo 2RV; e “Invenções” com obras para clarinete e piano de compositores portugueses. A prestigiada revista londrina de crítica musical “Gramophone” incluiu o disco “PASCAL DUSAPIN AO VIVO 2012” (edição Casa da Música), com a participação de Victor Pereira como solista, na sua lista de Escolha dos Críticos de 2013.
Gravou obras de Emmanuel Nunes, Miguel Azeguime, António Pinho Vargas, António Vitorino de Almeida, Nuno Corte-Real, Jorge Peixinho, Bernhard Lang, James Dillon, Brice Pauset, Johannes Maria Staud, Klaus Ib Jorgensen, Wolfgang Miterer, Karin Rehnqvist, Pascal Dusapin, Luca Francesconi, Unsuk Chin, Johannes Schöllhorn, George Aperghis, Luís Carvalho, Jorge Prendas, Nuno Peixoto de Pinho, Paulo Ferreira, Alexandre Delgado, Daniel Moreira, Bruno Mantovani, Herbert Vázquez, Brad Baumgardner, Luís Tinoco, Telmo Marques, Hugo Vasco Reis e Ana Magalhães para as editoras Numérica, Casa da Música, Westdeutscher Rundfunk WDR, Villa Concordia, Da Capo, Aeon e Col Legno.
Desde o ano 2000 é solista do Remix Ensemble Casa da Música, onde trabalhou com maestros como Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico, Brad Lubman, Peter Eötvös, Paul Hillier, Titus Engel, Baldur Brönnimann, Heinz Holliger, Olari Elts e Pedro Neves, entre outros, apresentando-se nas mais prestigiadas salas nacionais e em cidades como Valência, Barcelona, Madrid, Ourense, Huddersfield, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Toulouse, Reims, Antuérpia, Bruxelas, Milão, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Colónia, Zurique, Hamburgo, Donaueschingen, Roterdão, Amesterdão e Luxemburgo, incluindo festivais como Wiener Festwochen e Wien Modern (Viena), Agora (IRCAM – Paris), Printemps des Arts (Monte Carlo), Musica Strasbourg, Festival Internacional de Música de Espinho, Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e Donaueschinger Musiktage.
Como solista, o seu repertório inclui obras de W. A. Mozart, C. M. von Weber, Elliott Carter, Pascal Dusapin, Pierre Boulez, Georges Aperghis, Telmo Marques, Hanspeter Kyburz, Oscar Navarro, John Corigliano, entre outras. Na vertente da música de câmara, atualmente integra o duo 2RV com o clarinetista Ricardo Alves e toca também em duo com o pianista Vítor Pinho. Foi convidado a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica da Galiza, Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras e o Ensemble Orquestral do Porto.
É professor de clarinete e música de câmara na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola Profissional de Música de Espinho. Colaborou também como professor com o Instituto Piaget e com a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – IPP. É regularmente convidado a orientar masterclasses e foi convidado como membro do júri no “Concurso Internacional de Fafe”, “Concurso Nacional de Clarinetistas da Associação Portuguesa do Clarinete” e no “Prémios Jovens Músicos da RDP”.
É coordenador artístico da Academia Ibero-Americana do Clarinete que se realiza anualmente em Castelo de Paiva (Portugal).
Depois de estudar na Academia de Música de Castelo de Paiva, Victor Pereira continuou a sua formação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Ao longo do seu percurso académico trabalhou com Agostinho Vieira, Luís Carvalho, Luís Silva, Nuno Pinto e concluiu a Licenciatura na classe do professor António Saiote, tendo-lhe sido atribuído o prémio “Fundação Eng. António de Almeida”. Detém ainda, desde 2006, o grau de Mestre em “performance musical” pela Universidade de Aveiro, onde trabalhou com Alain Damiens.
Foi premiado em vários concursos dos quais se destacam: o “II Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas” (nível superior), organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete; o “I Concurso Internacional de Clarinete do Porto”, no qual lhe foi também atribuído o “Prémio do Público”, o “Concurso Jovens Músicos” da RDP (solista - nível superior e Música de Câmara), “3rd Osaka International Chamber Music Competition & Festa”, no Japão.