Ocupa o lugar de trombone solista no Remix Ensemble Casa da Música desde 2014. Antes de se juntar ao atual ensemble, durante as temporadas de 2010 e 2011 foi trombone solista na Orquestra do Norte. Colaborou com diversas orquestras como trombonista solista, sendo de destacar a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica da Galiza e Klangforum Wien. Integrou a European Union Wind Orchestra, Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia, International Mahler Orchestra, The World Orchestra, com quem realizou concertos por toda a Europa, e no Lucerne Festival Academy.
Apresentou-se como solista com a Orquestra Gulbenkian, a Chieri Sinfonietta Orchestra (Itália), a Orquestra do Norte, com a Banda Sinfónica Portuguesa e a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
Como pedagogo, Ricardo Pereira leciona na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga as disciplinas de trombone e música de câmara.
Ricardo tem sido convidado como jurado em concursos, master classes, estágios de orquestra e recitais em várias universidades e escolas de música, bem como a desenvolver, a nível nacional e internacional, workshops. Ricardo Pereira, natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, António Pereira.
Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1999–2006), tendo concluído o curso na classe do professor Zeferino Pinto, obtendo a classificação máxima e tendo sido distinguido com o Prémio de Mérito Artístico. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (2006–2009), onde concluiu a Licenciatura em Música, com a distinção máxima na classe do professor Severo Martinez.
Nos anos entre 2011–2013, estudou na Universidade do Minho concluindo o Mestrado em Ensino de Música. Em 2020, obteve o Título de Especialista em Música no Instituto Politécnico de Lisboa.
Atualmente, frequenta o doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes.
Durante o seu percurso, teve oportunidade de trabalhar com professores e solistas como Jacques Mauger, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Gyorgy Gyivicsan, Vincenzo Paratore, Stefan Schulz, Otmar Gaiswinkler, Andrea Conti, Charles Vernon, Mark Hampson, Andreas Klein, Achilles Liarmakopoulos, Jesper Busk Sørensen, Toby Oft, Bart Claessens e Massimo La Rosa. Vencedor do 1.º Prémio no “16.º Chieri International Competition 2016”. Vencedor do 1.º Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2013). Vencedor do 1.º Prémio no “2.º Concurso Nacional Terras de La Salette” 2009.
Premiado com o 3.º Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2008). Vencedor do 2.º Prémio no “IX Concurso Internacional de Composição Festival SBALZ” 2022.
No início do ano de 2020, Ricardo Pereira lançou o seu álbum de estreia, um projeto com a harpista Erica Versace, intitulado “IMPROBABILE”. Desenvolve ainda atividade como compositor, sendo autor de algumas obras musicais editadas pela AVA Musical Editions, e outras de edição própria disponíveis em ricardopereiraeditions.blogspot.com. Atualmente, é artista da marca de trombones Greenhoe.