RAQUEL LIMA - Professora da Escola Superior de Música do Porto

 

Nasceu no Porto. Estudou na ESMAE, na Musik Hochschule de Karslruhe (Alemanha), e na Royal Academy of Music, em Londres. Recebeu, da Royal Academy of Music, o prestigiado título de Membro Associado ARAM. Detém o Título de Especialista, atribuído pela ESMAE-IPP, e é Doutorada em Performance pela Universidade de Aveiro. É premiada em vários concursos nacionais e internacionais, destacando-se os Concursos J.Pierre Rampal, Friedrich Kuhlau, Theobald Boehm, Jeunesses Musicales Bucharest, e o Prémio Jovens Músicos RDP.

 

 

Apresentou-se como solista com o Remix Ensemble, a Orquestra Sinfonia de Varsóvia, a Sinfonieta da ESMAE, a Orquestra de 100 Flautas e 100 Saxofones (Serviço Educativo da Casa da Música), a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Filarmónica de Válcea (Roménia), e o Ensemble da Universidade Católica do Porto.

Colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquestra Gulbenkian e o Remix Ensemble, e já colaborou com os principais agrupamentos portugueses - Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, e o Sond’Ar-te ElectricEnsemble, entre outros. Integrando o Remix Ensemble, participou na gravação de um CD com obras de Emmanuel Nunes (editora Numérica), e com o Sond’Ar-te ElectricEnsemble participou na gravação de um CD com obras de vários compositores – Miso Records.

Participou em várias digressões, atuando em várias salas do país e do estrangeiro – Elbphilharmonie (Hamburgo), IRCAM e Centro Georges Pompidu em Paris, Cité de la Musique em Estrasburgo, Radial System em Berlim, Mozartsaal em Viena, Teatro de Reims e Teatro de Caen (França), Casa da Música, Fundação C. Gulbenkian, entre outros. Apresentou-se também em vários pontos de Espanha, em Bucareste e Valcea (Roménia), Uelzen (Alemanha), Londres, Paris, Roterdão, Birmingham e Nova Iorque.

Participou em alguns dos mais importantes Festivais de Música Europeus, como o Festival MaerzMusik (Berlim), Festival Musica (Estrasburgo), Festival Wien Modern (Viena), Festival Wittener Tagen fur Neue Kammermusik (Witten, Alemanha), Festival Agora (Paris), Festival de Música Viva/Entr’artes de Oeiras, Festival Mozart de La Coruña, Festival de Música da Póvoa de Varzim.

Trabalhou com maestros de renome, tais como Lorin Maazel, Jesus Lopez-Cobos, Peter Rundel, Peter Eotvos, Alberto Zedda, Muhai Tang, Giovanni Antonini, Lorenzo Viotti, Rumon Gamba, e solistas como Heinz Holliger, Angela Gheorghiu, Mischa Maisky, Christoph Prégardien, Pierre Strauch, G. Capuçon, Elisabete Matos, Hakan Hardenberger, Vladimir Viardo e Luciano Pavarotti. 

É membro fundador do Duo Pourquoi Pas (flauta e guitarra) com quem já gravou três CDs. Foi membro fundador da Academia de Flauta de Verão, e leciona masterclasses em Portugal, Espanha e Bélgica.

Editou um livro de exercícios para flauta - Sequences for solo flute - editora Astute Music.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Leciona na ESMAE. 

 

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis