Natural de Guimarães, Pedro Silva estudou na Artave, Escola Superior de Música do Porto, na Classe do Professor Hugues Kesteman e na Staatliche Hochschule für Music Karlsruhe (Alemanha) com o Professor Gunter Pfizenmaier. No âmbito da Música de Câmara, masterclasses e Música Orquestral apresenta-se regularmente em: Espanha, França, Holanda,Luxemburgo, Suíça, Itália, Bélgica, Alemanha, Brasil e nos principais festivais portugueses.
Integrou a título efetivo a Orquestra do Norte a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Nacional do Porto, tendo ainda colaborado com as principais orquestras nacionais.
Destacam-se, ainda, a colaboração com os Solistas da Orquestra Gulbenkian, Quinteto Zelenka e com grande regularidade no Remix Ensemble.
É membro fundador do Trivm de Palhetas e da Camerata Senza Misura com quem tem registos na Editora Numérica. Estreou obras dos principais compositores nacionais e internacionais como: Magnus Lindberg, Jonathan Harvey ou Bruno Mantovani. Como solista é dedicatário das obras para fagote solo/piano/eletrónica de compositores como: Jean-François Lézé, Fernando Lapa, Carlos Azevedo, Sérgio Azevedo, Telmo Marques, Pedro Faria Gomes e José Luís Ferreira. Integrou vários júris, de onde se destaca os do Prémio Jovens Músicos 2012 e 2016.
Leccionou na Artave e na Universidade de Aveiro. Actualmente integra os quadros da Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Leciona na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Superior de Música do Porto.