GABRIEL SILVA- Prof da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco

Gabriel Silva é natural de Tarouquela – Cinfães, e iniciou os estudos musicais na Banda Marcial de Tarouquela Municipal de Cinfães. Em 2008, ingressou na Academia de Música de Castelo de Paiva, na classe do Prof. Romeu Silva. No ano seguinte, foi admitido na Escola Profissional de Artes da Covilhã - EPABI, na classe do Prof. Nuno Machado, com quem termina o Curso Básico de Instrumento, tendo sido, em 2012, distinguido pela Câmara Municipal da Covilhã pelas classificações obtidas no final do mesmo curso. Frequentou diversas masterclasses com os mais prestigiados tubistas e eufonistas a nível mundial, tais como: Anne Jelle Visser, Anthony Caillet, Bastien Baumet, David Childs, Demondrae Thurman, Fernando Deddos, Floyd Cooley, François Thuillier, Jukka Myllys, Perry Hoogendijk, Shoichiro Hokazono, Steven Mead, Steve Rossé, Thomas Rüedi, Tormod Flaten, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Roland Szentpáli, entre outros. Igualmente, assistiu a palestras com músicos de diversas áreas, tais como: Bob Stewart, David Taylor, Eijiro Nakagawa, Gabriel Antão, Gene Pokorny, Henrique Costa, Hugo Assunção, Luís Bonilla, Mário Laginha, Paulo Álvares, Thomas Horch e Oren Marshall.

Integrou diversas formações, destacando-se as colaborações com a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, Orquestra Ensemble e Orquestra Sinfónica ESART, assim como os mais diversos tipos de agrupamentos de música de câmara, de entre os quais se destacam o Ensemble Português de Tubas How Low Can You Go? e Jovem Ensemble Português de Metais Massive Brass Attack!, com os quais teve a oportunidade gravar Cd.

Teve a oportunidade de trabalhar com conceituados maestros, tais como: António Saiote, Baldur Brönnimann, Cristóbal Soler, Cesário Costa, Douglas Bostock, Fernando Marinho, Francisco Ferreira, Francisco Sequeira, José Eduardo Gomes, José Rafael Pascual Vilaplana, John Storgårds, Paulo Martins, Pedro Neves, entre outros.

Em 2015, foi admitido na Atlantic Coast Orchestra, tendo recebido o Prémio Jovem Músico Promissor. Concluiu em 2015 o Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão, na Academia de Música de Costa Cabral – AMCC, no Porto, na classe do Prof. Ricardo Antão.

Em 2017, foi laureado com o 3.º Prémio, na categoria Eufónio Sénior, no XII Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette. Diplomado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE, na classe dos Professores Ricardo Antão e Sérgio Carolino e pela Escola Superior de Artes Aplicadas – ESART, na classe do Professor Ilídio Massacote. Leciona eufónio e música de câmara na Escola Superior de Artes Aplicadas e na Escola Profissional do Conservatório Regional de Castelo Branco.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis