Carlos Leite - Trompete

Natural de Cabeceiras de Basto, aos 11 anos concluiu os estudos na Artave na classe do Eliseu Correia. De seguida ingressou na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo na classe do professor Kevin Wauldron.

No ano de 2009 participou no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salete", tendo obtido o 1º prémio na categoria juvenil em trompete, mais tarde, em 2010 obteve uma Menção Honrosa na categoria júnior. No mesmo ano, 2010, participou no 1º Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim, tendo obtido o 1º prémio. Participou também no III Concurso Luso-Galaico "Albertino Lucas" tendo obtido o 1º prémio da Categoria C.

Em 2012 participou no Concurso Internacional de Instrumento de Sopro " Terras de La Salette", tendo obtido o 1º prémio. Mais tarde participou na 26ª edição do "Prémio Jovens Músicos" onde obteve o 3º prémio na categoria superior. Em 201 3 obteve o 1º prémio no IV Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim. Ainda em 2013 foi vencedor da bolsa para a "38Th Annual Conference of the International Trumpet Guild" em Michigan, Chicago. No presente ano participou no VII Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim obtendo o 1º prémio na Categoria de Orquestra. Em 2014 estudou na Escola Superior de Música da Catalunya na classe do Angel Serrano e Mireia Farres.

Participou em masterclasses com Kevin Wauldron, Hakan Hardenberger, Michael Sachs, Mireia Farrés, Frits Damrow, Pierre Dutot, entre outros. Ainda 2015 finalizou a sua Licenciatura em Música-Trompete com a classificação de 20 valores em Trompete.

Foi professor convidado como orientador no 23º e 24º Cursos de Aperfeiçoamento Tecnico-Interpretativo do Conservatório de Música de Paredes.

No ano de 2017 foi laureado com o 1º premio na 26ª Ediçao do Concurso Europeu de Música Lions em Monteux, Suiça.

No presente momento é 1º reforço na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha , Orquestra Gulbenkian e Banda Sinfónica Portuguesa.

Atualmente é membro titular da European Union Youth Orchestra, e dos Portuguese Brass.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis