Romeu Silva - Tuba

Natural de Gondomar, iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de S. Pedro da Cova, com dez anos. Ingressou no Conservatório de Música do Porto no curso de Trompete na classe do Prof. José Macedo. Estudou ainda com o Prof. Francisco Silva e o Prof. Paulo Silva, concluindo o curso no C.C.M. Estudou Tuba com o Professor Eduardo Nogueroles e Filipe Queirós, posteriormente com o Professor Sérgio Carolino.
Participou em diversos Masterclasses de Tuba com Sérgio Finca, Deanna Swoboda, Steve Rossé, Harri Lisdle, Mike Forbes, James Gourlay e também em vários Masterclasses de direção de Orquestra de Sopros com os Maestros Jan Cober e José Vicente Egea.

Já colaborou com a Orquestra do Norte, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble entre outros.

Terminou o Curso Superior de Tuba na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Instituto Politécnico do Porto com o Professor Sérgio Carolino e o mestrado na Universidade do Minho. Foi membro do Ensemble Português de Tubas.

É atualmente e desde 2003 diretor artístico da Banda Musical de Lousada. Leciona a disciplina de tuba|eufónio no Conservatório de Música do Vale do Sousa e na Academia de Música de Castelo de Paiva. Foi professor de tuba|eufónio no Instituto Piaget de Mirandela e professor assistente da classe de Tuba da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo.

Desempenha a função de professor da classe de tuba|eufónio na Universidade do Minho. É membro fundador dos Portuguese Brass. Tem efetuado vários Masterclass como Prof. de tuba|eufónio convidado por diversas escolas do país.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis