Ricardo Antão - Eufónio

É professor de Eufónio e Música de Câmara na Universidade de Aveiro, professor assistente de Tuba/Eufónio e Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), professor de Tuba/Eufónio e Classe de Conjunto no Conservatório de Música da JOBRA, professor de Tuba/Eufónio na Academia de Música de Paços de Brandão e Artista Yamaha.

Foi professor convidado no Festival SliderAsia 2017, onde também se apresentou em recital. É convidado para orientar masterclasses um pouco por todo o país, mantendo também uma grande atividade como solista.

É membro fundador dos grupos: Ensemble Português de Tubas "How Low Can You Go?", Trítono, DualSim, BlindDuo e Dual Soundway.

Estreou obras dos compositores André M. Santos, Matthew Murchison, Marco Alves, Daniel Moreira, Bruno Ferreira e Samuel Pascoal.

Iniciou os seus estudos musicais na Banda Visconde de Salreu, tendo prosseguido no Conservatório de Música de Aveiro. Após concluir a licenciatura com distinção na ESMAE, realiza o Mestrado em Eufónio, na classe do professor Thomas Rüedi em Berna, Suíça. Ao voltar a Portugal realiza o Mestrado em Música - Interpretação Artística em trombone, na ESMAE, e paralelamente conclui o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Atualmente encontra-se a realizar o Doutoramento em Música, variante Interpretação, na Universidade de Évora.

Colaborou com várias orquestras e formações, entre as quais Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orchestre Philharmonique de Nice, 21st Century Orchestra, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional de Jovens da Holanda, European Union Youth Wind Orchestra, European Youth Brass Band, Camerata Nov'Arte, Mr. SC and the Wild Bones Gang, Big Band de Estarreja.

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis