Oliveira de Azeméis recebe músicos de uma centena de concelhos

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro, que se realiza entre 8 e 13 de abril na cidade de Oliveira de Azeméis, vai ter a participação de músicos de 100 concelhos do país. No total, estarão a concurso 351 concorrentes, dos quais uma dezena de músicos estrangeiros provenientes de Espanha, Itália e Brasil, que terão de executar uma peça musical obrigatória perante um júri internacional composto por individualidades reconhecidas. Além dos músicos portugueses Bruno Rafael, Gil Magalhães, Horácio Ferreira, Luís Campos, Luís Ribeiro, Paulo Margaça, Pedro Fagote, Ricardo Antão, Roberto Henriques e Romeu Silva, o júri inclui outros nomes conhecidos como o espanhol Ángel Serrano e o maestro brasileiro Marcelo Jardim de Campos.

O concurso de instrumentos de sopros é uma organização conjunta da autarquia e da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que passará a ter periodicidade bienal. 

O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, explica a sua realização de dois em dois anos, a partir deste ano: “pretendemos trazer mais qualidade e dimensão ao evento pelo que este passará a ser bienal permitindo que, no futuro, tenha ainda mais relevância e notoriedade”.

“Através deste concurso damos um importante contributo para o enriquecimento da cultura musical do nosso país”, acrescenta o responsável autárquico. 

O concurso ganhou notoriedade no panorama musical nacional desde que foi criado e é, para Joaquim Jorge, “o reconhecimento e o tributo da autarquia ao papel extraordinário desempenhado pela Academia de Música e pelas seis bandas filarmónicas existente no concelho”.

É com estas filarmónicas que a organização pretende envolver mais a comunidade no evento através de um conjunto de atuações em vários pontos da cidade durante a realização do evento.

O concurso integra os escalões infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino). 

Os prémios, superiores a 35 mil euros, serão entregues aos vencedores no dia 13 de abril, pelas 21h00, no cineteatro Caracas durante a Gala de Entrega de Prémios. 

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis