Oliveira de Azeméis escolhe os melhores músicos de sopro do país

O concurso internacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette» arranca este domingo em Oliveira de Azeméis com a participação de 250 músicos de 87 concelhos do país. O evento, que vai na 11ª edição, decorre até ao dia 23 de março no cineteatro caracas, academia de música e escola Soares Basto onde, decorrerão as eliminatórias e as finais das categorias a concurso. “Mais uma vez registamos uma elevada participação de músicos de Portugal e de outros países comprovando o prestígio que o concurso já alcançou dentro e fora de Portugal”, afirma o presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.

“Na continuidade das anteriores edições estou certo de que o evento será de novo um sucesso revelando novos valores no campo da música”, adianta o autarca, agradado com a participação de músicos de norte a sul do país e ainda da Região Autónoma dos Açores.

“Somos um concelho com uma forte cultura musical e não vamos deixar de continuar a apostar nessa área”, garante Herminio Loureiro.

Além de Portugal regista-se a participação de músicos de Espanha e Polónia dando ao evento o cariz internacional que conquistou há cinco anos.

No que se refere à participação portuguesa o distrito com mais jovens músicos inscritos é o de Aveiro (70), seguindo-se o do Porto (42) e, em terceiro lugar, o de Braga (35). Os restantes distritos com representantes são Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O concelho com maior número de inscrições é o de Chaves (19), seguido de Viana do castelo (12), Porto, Vila Nova de Gaia (ambos com nove participações) e Oliveira de Azeméis (oito).

Entre os 11 instrumentos que o regulamento permite, a preferência dos candidatos recai sobre o saxofone, clarinete (ambos com 41 inscrições), trompete (33) e flauta (32).

Em termos de categorias etárias prevalece o escalão júnior com 84 inscrições sendo de 16 anos a média de idades dos participantes. O músico mais jovem tem apenas nove anos e o mais velho 26 anos.

O concurso internacional de instrumentos de sopro “Terras de la Salette”, desenvolvido em parceria com a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA), foi criado em 2006 tendo registado no primeiro ano uma forte adesão (92 concorrentes) levando a autarquia de Oliveira de Azeméis a alargar o seu âmbito, numa primeira fase, a nível nacional e, posteriormente, abrindo as portas à sua internacionalização.

O sucesso do evento reflete a aposta da autarquia na cultura, em particular na música.

As categorias a concurso são trompete, trompa, trombone tenor, trombone baixo e tuba/bombardino (metais), flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone (madeiras).

As provas estão divididas nas classes infantil, juvenil, júnior e sénior.

Os ensaios realizam-se nos dias 18 e 19 e as provas eliminatórias decorrerão nos dias 20, 21 e 22. As finais acontecem entre os dias 21 e 23. O concerto dos laureados realiza-se no dia 24 no cineteatro Caracas.

GALERIA DE IMAGENS

Parceiro: Academia de Música de Oliveira de Azeméis